quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Sling - o que é e para que serve?

O que é um Sling?
Quando falo de Sling nem toda a gente sabe a que me refiro. Se, por outro lado, eu disser "aqueles panos para trazer os bebés junto ao peito ou nas costas" já toda a gente sabe de que falo.
No fundo, Sling é a versão moderna das tiras de couro utilizadas por outras culturas, como as indígenas e as africanas por exemplo.
Quais as vantagens?
Está provado que nos primeiros 3 meses de vida, um recém-nascido quer pouco mais do que andar ao colo, ser abraçado e sentir-se aconchegadinho como sentia no útero materno.
Andar ao colo não "estraga" o bebé, pelo contrário transmite-lhe segurança e confiança! Mais tarde teremos de lhe dar educação e estabelecer limites, não nos primeiros 6 meses de vida [o tema "Colo" será um outro artigo].
Hoje falamos sobre slings que, como já deu para perceber, são uma enorme ajuda no momento de dar colo sem cansar demasiado os braços e, principalmente, mantendo o bebé bem junto ao peito, ao som do nosso coração, como esteve durante 9 meses dentro do nosso útero.
Apesar de a finalidade ser a mesma, existem vários tipos de sling:

Wrap Sling - pano com cerca de 5 metros que envolve a mãe e o bebé. Parece uma camisola que veste os dois juntos.
Adoro! Até agora só saí de casa com o Sling uma vez [hoje] e foi com este, além de ser o que mais utilizo dentro de casa.
Só tem um problema: acho que ainda está demasiado calor para o utilizar. Ficamos ambas cheias de calor.

Sling
Baby C - 6 dias

Sling
Baby C - 6 dias

Sling
Baby C - 6 dias

Sling
Baby C 1 mês - 1ª saída de sling

Ring Sling - Tal como o nome indica é um pano com 2 argolas numa das pontas. Dizem que é mais prático que o anterior. Acredito que sim mas a este ainda não lhe apanhei o jeito.
Ainda não consigo largar a Caetana, preciso sempre de a apoiar.

Sling
Baby C - 1 mês

Mei Tai-
Não tenho. É uma mistura entre Wrap Sling e Marsúpio.


Sling
Retirado do google


Pouch Sling
- Não tenho. Pelo que sei trata-se de uma simples faixa para apoiar o bebé. Dizem ser a mais prática de todas porque não tem de se "vestir" nem adaptar. No entanto tem de ser fabricado à medida de quem o vai usar.

Sling
Retirado do google

Bag Sling - Descobri ontem que é perigosíssimo e proibido em alguns países. Realmente só me serve de apoio, não sinto a Caetana segura. No entanto, como também ainda não me ajeitei com o de argolas, pensei que o problema fosse meu de ainda não estar habituada.
Afinal o problema é mesmo deste tipo de slings. O bebé fica demasiado curvado e sem grandes apoios.
Se não tivermos cuidado, fica também com pouco ar
e já vão perceber porquê..
Talvez o continue a utilizar como apoio, mas já sei que nunca posso largar a bebé!

Sling
Baby C - 1 mês

Sling
Estão a perceber quão tapada está a bebé?

Já agora mostro-vos como estou a acabar este artigo, uma vez que tem tudo a ver com o tema:
Sling

Sling

Ignorem a desarrumação ao lado mas estava toda uma "tenda" montada para a Caetana dormir enquanto eu escrevia:
  • ninho redutor e almofada de amamentação para se sentir ainda mais segura;
  • mantinha normal e outra mais quentinha;
  • fralda de pano para prevenir "acidentes".
Entretanto chegou o Hugo. Íamos lanchar quando quando a Caetana acordou. Meti-a no Sling para nos fazer companhia mas ela preferiu adormecer outra vez e assim continua enquanto acabo de escrever.

Aproveito para vos contar o que me aconteceu hoje. Na saída que fiz com o Wrap Sling encontrei apenas uma pessoa que passava de carro. Parou para me dar um recado e, para iniciar a conversa fez a típica pergunta do "então, a dar uma voltinha?" Eu respondi que tinha saído por causa do cão e a pessoa deu-me o recado que tinha para dar.
De repente olhou melhor para mim [estava bastante sol] e fez um sorriso de quem queria aguentar mas não conseguiu. E porquê? Só nesse momento o homem percebeu que eu levava a Caetana ao peito, a dormir. Acho que fiz figura de louca, não tenho bem a certeza. Mas vou continuar a sair com a minha pequena assim sempre que me apetecer!
Sei que vai melhor do que no ovo, só não vai é tão tapada do sol e do vento..
E o ovo acaba por ser mais prático, pelo menos enquanto eu não estiver 100% à vontade com os slings.

E por aí, usam Slings? Com que modelo se ajeitam melhor?


Sem comentários:

Enviar um comentário