segunda-feira, 29 de maio de 2017

As primeiras fraldas reutilizáveis

A Caetana já tem as primeiras fraldas reutilizáveis, que irá começar a usar assim que viermos do hospital, se já servirem. Optámos por não comprar tamanho recém-nascido, achámos que serviriam pouco tempo e pensamos que as que comprámos servem perfeitamente a um bebé recém-nascido.
Fomos à Ecologicalkids e a funcionária mostrou-nos as fraldas de bolso e fraldas tudo-em-um [também mostrou as pré-dobradas mas essas não estavam nos nossos planos].
Optámos apenas pelas de bolso e comprámos, para já, 6:
- 2 piriuki
- 2 blueberry
- 2 charlie banana

As primeiras fraldas reutilizáveis da Caetana

As primeiras quatro parecem-nos dar desde o início, as Charlie Banana é que já são maiorzinhas [na foto, a azul e a rosa].
Só comprámos estas por uma questão de padrões. Sabemos que há imensos e que o aconselhável é ter cerca de 30 fraldas. Assim, quisemos comprar apenas fraldas de que gostássemos mesmo e, aos poucos vamos mandando vir do site.
Uma das razões para a escolha destas fraldas é a questão económica, portanto, não valia a pena estar a comprar só para ter em stock porque depois ia acabar por comprar fraldas em excesso, por gostar de outros padrões que fossem aparecendo.
Esta é uma das desvantagens destas fraldas - os variados e giríssimos padrões! Há imensos e a grande maioria são espetaculares, o que faz com que as mães acabem por gastar mais dinheiro, comprando mais fraldas do que as necessárias.
Estou a brincar, tem de ser tudo uma questão de bom senso. Por isso é que ainda só trouxemos estas.. Até às 25 posso ir perdendo a cabeça à vontade com diferentes padrões, depois das 25 logo vemos se precisamos de mais ou não..
Agora passemos ao que interessa para quem está fora do assunto.

O que é uma fralda de bolso?
A fralda de bolso tem a camada exterior impermeável e, no seu interior, um bolso para colocar absorventes de acordo com a necessidade. Durante o dia coloca-se um absorvente, para sestas ou viagens dois ou mais, para que a fralda se aguente durante mais tempo.
Cada fralda trás 2 absorventes e, se virmos necessidade, é possível comprar absorventes extra, uma vez que demoram mais tempo a secar do que as fraldas.
O tecido da fralda é Stay-Dry, ou seja, o xixi do bebé passa "para baixo" onde está o absorvente e a parte que está em contacto com o seu rabinho mantém-se seca. Claro que a fralda deve ser mudada na mesma porque, apesar de seca, esteve em contacto com o xixi mas, se não pudermos mudá-la logo, o bebé estará mais confortável, com o rabinho seco.

O que é uma fralda tudo-em-um (ou all-in-one)?
É uma peça única, ou seja, uma fralda já com o absorvente incluído (cosido na própria).
Se por um lado é mais prático, por outro demoram mais tempo a secar, porque os absorventes são o que demora mais a secar e, nestas fraldas, não é possível fazer a separação.
No entanto, poderão ser a melhor opção para a creche, caso haja algum inconveniente com as de bolso, onde convém separar o absorvente da fralda quando esta é retirada à criança.

E depois, tiramos a fralda e colocamos onde?
Fácil, só precisamos de dois tipos de saco [e convém ter dois sacos de cada tipo para utilizar um enquanto o outro está a lavar], para balde e para transporte, ambos impermeáveis e laváveis na máquina, juntamente com as fraldas:

Saco para balde - serve para guardar as fraldas em casa, tipo cesto da roupa suja, com a diferença de que o próprio saco também vai à máquina. É aberto em cima e tem um fecho em baixo.
Vamos colocando as fraldas e, no momento da lavagem, é só pegar no saco, abrir em baixo e colocar tudo na máquina - com os movimentos do tambor, as fraldas e absorventes saem do saco durante a lavagem.
Escolhemos este em branco e já colocámos no balde da Caetana
Saco para transporte - permite guardar as fraldas quando estamos fora de casa e serve perfeitamente para levar para a creche.

Imagem retirada do site da EcologicalKids porque ainda não comprámos nenhum

Sem comentários:

Enviar um comentário